Crédito: Victoria Matsumoto

A partir de sexta-feira (20), o público de São Paulo poderá entrar em um universo da DC Comics diferente, construído com mais de 2 milhões de blocos de Lego. Chega ao Brasil a exposição ‘The Art of the Brick – DC Super Heroes’, reunindo 138 peças originais na Oca – Museu da Cidade de São Paulo.

Célebres personagens dos quadrinhos, como Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha e Ciborgue, ganharam estátuas produzidas em escala real e seus mundos foram recriados sob a visão do artista estadunidense Nathan Sawaya.

Instigado por super-heróis desde criança, essas figuras lendárias permearam seu imaginário durante toda a vida. Agora o já adulto Sawaya quer inspirar pessoas de todas as idades a usarem a criatividade. Para isso, usa uma ferramenta que o público também pode ter acesso e se identificar: “comecei a usar blocos de Lego porque pode conectar todo mundo, de qualquer idade”, explicou durante a abertura de sua exposição para a imprensa.

Assim como os heróis, por muito tempo o artista também teve uma dupla identidade: durante o dia trabalhava como advogado e à noite tentava relaxar pintando, escrevendo ou fazendo esculturas. Foi assim que nasceu sua nova – e atualmente única – ocupação, a de artista.

Apesar dos blocos serem a matéria-prima, Sawaya afirmou que compra todas as peças “como qualquer pessoa”. “Eu possuo uma boa relação com o grupo Lego, então consigo comprar diretamente com eles e em grandes quantidades”, explicou.

Cada estátua é um conjunto de milhares de peças e resultado de muita minúcia. Para preservá-las, o truque é passar cola em cada uma. Apesar do método oferecer mais segurança, se o artista cometer algum erro precisa usar um martelo e um cinzel para reconstruir o trecho. “É um processo muto lento, é preciso ter paciência”.

A exposição faz parte da celebração do aniversário de 80 anos do Batman, comemorado no sábado (21). Nada mais justo do que presentear os fãs com uma ala especial, então vá preparado para encarar o Homem Morcego e agachar para conseguir entrar na obscura Batcaverna. Mas vale a pena: é lá que se encontra um Batmóvel de 5,5 metros, feito com aproximadamente 500 mil blocos de Legos, o projeto mais demorado do artista.

Já para quem curte o time dos vilões,  existe um seção especialmente dedicada para este mal necessário: Coringa, Arlequina, Mulher Gato, Charada e Bizarro marcam presença na ‘The Art of the Brick’.

Aqueça-se para a exposição conferindo alguns segredinhos deste universo:

SERVIÇO:

DATA: 20 de Setembro até 30 de Novembro de 2019

LOCAL: OCA – Museu da Cidade de São Paulo (Parque Ibirapuera)

HORÁRIO: De terça a sexta-feira das 9h às 20h (fechado às segundas-feiras) / Sábados e domingos das 9h às 19h

PREÇOS: R$ 40,00 (INTEIRA) / R$ 20,00 ( MEIA)

Fechar X
Sem mais artigos