Reprodução/Bored Panda/Shafiqul Islam

O fotógrafo Shafiqul Islam nomeou como ‘Prisioneiros’ a série fotográfica feita no Zoológico Mirpur, localizado em Dhaka, Bangladesh. Não há cores, mágica e nem passeio feliz. O profissional jogou luz sobre “as dores dos animais” que ali habitam.

Islam explica em seu site que a história não é sobre maus tratos e sim “sobre a dor dos animais que são mantidos em espaços insuficientes, pequenos ou em jaulas, fora de seu habitat. Se as pessoas olharem para seus olhos e sentirem as emoções e expressões lá no fundo, talvez também possam ouvir o grito silenciosos deles.”

O fotógrafo reforça que zoológicos fazem um trabalho importante salvando animais em extinção, que não teriam chances de sobreviverem na vida selvagem e contribuindo para pesquisas. Contudo, acrescenta: “mas em Mirpur Zoo, o caso é meio irônico”.

“Os visitantes não têm uma noção completa de como os animais são naturalmente [quando estão] dentro de jaulas. O medo, a foma, a dor, a tristeza. Parece que são prisioneiros e eles nunca cometeram nenhum crime!”

Ao site Bored Panda, o fotógrafo de Bangladesh contou que teve a ideia de realizar o projeto após visitar um zoológico e sentir que os moradores “não pareciam nem perto de estarem felizes”.

Confira ‘Prisioners’, a série fotográfica de Shafiqul Islam.

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos