O fotógrafo Ben Hopper convidou modelos, atrizes e amigas para exibirem os pelos das axilas no projeto ‘Natural Beauty’ (‘Beleza Natural’, em tradução livre), como uma tentativa de desafiar os padrões estéticos. “Apesar de serem algo natural, os pelos nas axilas se tornaram uma posição política”, afirma o profissional em seu site oficial.

O projeto começou em 2007 e ganhou notoriedade na internet. No começo, Hopper pedia às conhecidas para não se depilarem propositalmente, mas ao Daily Mail, ele afirma que cada vez mais mulheres estão deixando os pelos crescerem e são elas que o procuram para serem fotografadas.

As imagens querem provar que não é necessário se depilar para ser bonita. “Hoje em dia, muitas pessoas não suportam axilas femininas com pelos. Isso foi uma grande jogada de marketing”, explicou ao tabloide. Durante suas pesquisas, Hopper aprendeu que a depilação das axilas originou-se pela necessidade de expandir o mercado da indústria da beleza. A partir de então, marcas começaram a produzir lâminas de barbear femininas.

Mas por que apenas mulheres magras, novas e com sobrancelhas feitas são escolhidas se o intuito é justamente se contrapor aos padrões de beleza? Esta é uma crítica constante ao fotógrafo, que se defende: “escolhi essas mulheres específicas justamente por isso (por estarem dentro dos padrões); assim o projeto é mais eficiente, o contraste é maior”. “Se eu perguntar ‘que tipo de pessoa tem pelo nas axilas?’, você nunca imaginaria uma modelo ou alguém com aparência feminina e ‘limpa'”, completa.

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos