Repetição no Instagram

Você já passou pelo Instagram e teve uma sensação incômoda de déjà vu? Existe uma razão pela qual. O Insta Repeat é uma conta dedicada a destacar a “mesmice visual” de muitas fotos do Instagram, acompanhando as “tendências” de influenciadores que vão aos mesmos lugare  e fazem as mesmas poses.

Uma anônima de 27 anos de idade, de Anchorage, no Alasca, é o cérebro por trás da conta. A cineasta e artista disse ao Photoshelter que “um propósito do Insta Repeat é criticar a originalidade na criação de mídia através da lente.”

Vivendo no Alasca, um imenso deserto onde tantos “aventureiros” chegam para explorar, ela ficou impressionada com a forma como os mesmos poucos lugares e cenários continuavam aparecendo de novo e de novo em sua alimentação. “A faísca específica para a ideia veio da abundância de imagens de canoa”, disse ela.

“Toda vez que eu vi uma dessas fotos de canoa no Instagram, lembrei-me dessa ideia de compilação até que realmente cheguei a fazer a conta.”

Ela parece gostar da ironia por trás dessas imagens, muitas vezes marcadas com slogans da moda sobre “autenticidade” e “vida criativa”, quando comparadas com fotos quase idênticas de outras pessoas que reivindicam as mesmas coisas.

Acontece que, embora muitas pessoas possam acreditar que são muito especiais, elas estão, conscientemente ou não, seguindo uma fórmula genérica que foi exposta e feita incontáveis ​​vezes antes.

É certamente uma ideia fascinante, e que expõe algumas verdades sobre o “jogo” do influenciador. Ela atraiu algumas críticas, mas diz que a página não é para criticar ou menosprezar ninguém. “Estou interessada em explorar a escolha de fazer uma imagem que, em essência, já foi feita.”

Fechar X
Fechar X