“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num robô monstruoso”. O trocadilho com o começo do livro “A Metamorfose” do Franz Kafka é uma brincadeira, mas que pode se tornar real, em breve. Afinal, os robôs já estão lado a lado na rotina de trabalho de muita gente.

O T-800 de “O Exterminador do Futuro” é um baita de um robô pesadelo de Kafka, né?

Não percebeu? Então a gente mostra 10 exemplos de robôs que já estão fazendo o seu trampo mundo afora.

 

1 – Atriz androide

O filme  japonês “Sayonara” tem uma atriz principal muito especial. Trata-se de uma androide que  reproduz falas e expressões humanas. “Blade Runner” da vida real. Assista o trailer acima.

 

2  – Jornalista

Textos feitos por robôs da Narrative Science. Crédito: reprodução

Não está fácil para ninguém. Sim, já temos jornalistas robôs e você pode até começar a duvidar se esse texto foi feito por um humano mesmo. Nos Estados Unidos, a empresa Narrative Science elabora narrativas usando inteligência artificial. Textos de negócios, esportes ou que envolvam muitos dados são produzidos pela plataforma Quill. Na China, o “repórter-robô” chamado de Kuaibi Xiaoxi (algo como “notícias de pluma rápida”) também  produz conteúdo de negócios e esportes para a agência oficial Xinhua. Quero ver esse robôs terem responsabilidades éticas… Hunf.

 

3 – Soldado

Robocop de verdade. Crédito: reprodução

Ok, minha ideia de soldado robô estava mais para o “Robocop”. No entanto, robôs pequenos como esse do exercito dos Estados Unidos podem ser mais ágeis, resistentes e letais.

 

4 – Fazendeiro

O trabalho pesado ou perigoso na fazenda está na responsa de robôs. Crédito: reprodução

Segundo a empresa IBISWorld,  o trabalho duro de um fazendeiro já está sendo passado para os robôs: corte, poda, colheita,eliminação de ervas daninhas. Nesse caso, dá para evitar o contato humano com os produtos químicos. Ok, robôs, parece que na fazenda vocês são legais…

 

5 – Detector de bomba

Robô detector de bomba. Crédito: reprodução

Opa! Outro caso que robôs podem substituir humanos e cachorros avonts. Na Europa e nos Estados Unidos esse tipo de robô está cada vez mais atuante no combate a ataques terroristas.

 

7 – Barman

Barman

“Monsieur” faz 300 drinks diferentes. Dá para competir? Crédito: reprodução

Em “Star Wars”, os robôs C-3PO e R2-D2  são simpáticos, mas jamais fariam 300 bebidas diferentes bem rapidão como faz o  Monsieur. Interessou? Ano passado o robô estava custando a partir de  US$ 5 mil.

 

8 – Farmacêutico

Farmacêutico robô

A Universidade da Califórnia, em São Francisco, Estados Unidos, desenvolveu um robô que recebe as prescrições médicas e entrega o remédio aos pacientes.

 

9 -Faxineiro

faxineiro robô

No desenho “Os Jetsons”, a empregada robô era bem mais simpática que o desengonçado Roomba, mas dificilmente era mais eficiente.Ele faz faxina, passa aspirador  e há até modelos que utilizam panos. No Brasil, ele custa cerca de R$2 mil.

 

10 – Músico

Na bateria, Stickboy (garoto da baqueta, em tradução livre). Na guitarra, Fingers (dedos). No baixo, Bones (ossos). Eles são o Compressorhead, uma banda de metal (literalmente) que se apresenta em festivais de robótica e de música em várias partes do mundo. O repertório conta com cover de Led Zeppelin, Pantera, AC/DC e outros dinossauros do rock. Veja o vídeo acima com o cover de “Iron Man” do Black Sabbath \m/.

E aí? Está preparado para o mundo repleto de robôs?
cinematographygifs8

 

Fechar X

 

 

 

Fechar X
Sem mais artigos