Foto: Tadeu Brunelli

A tradição e os mais supersticiosos dizem que comer nhoque no dia 29 traz sorte e dinheiro. O dito ao menos vale o pretexto para comer esta delícia, ainda mais com receitas saborosas e em alto estilo. Para você que quer impressionar e fazer bonito na cozinha, aprenda duas maneiras de incrementar o nhoque com o chef Sérgio França, do restaurante Des Cucina, de São Paulo.

O chef já tem 30 anos de profissão, sendo 20 deles no restaurante La Vecchia Cucina de Sergio Arno, onde se apaixonou pela culinária italiana contemporânea. Em seguida, trabalhou com Paulo Barros, do Due Cuochi, no Eataly e no badalado Brasserie des Arts.

França revelou com exclusividade para o Virgula duas receitas diferentes de molhos para você arrasar no nhoque deste mês: uma com parmesão, presunto cru e rúcula e outra com camarão e vinho branco. São de dar água na boca; confira:

Gnochhi ao molho de parmesão, presunto cru e rúcula
(Usar 200 gramas de nhoque pronto, porção para 1 pessoa)

Molho
Ingredientes:
100 ml de creme de leite
20 g manteiga,
30 g queijo parmesão
20 g de rúcula
20 g de presunto cru
1 ml de azeite trufado
sal a gosto.

Modo de fazer: Numa frigideira colocar o creme de leite deixar ferver, depois colocar a manteiga gelada e o queijo parmesão, mexer com uma colher até encorpar, colocar o gnhocchi dentro por 1 minuto e meio. Colocar no prato que vai servir e por cima o azeite trufado, o presunto crú e a rúcula.

Gnocchi ao molho de camarão e vinho branco
(Usar 200 gramas de nhoque pronto, porção para 1 pessoa)
Molho
Ingredientes:
15 ml de azeite extra virgem
1 dente de alho picado
1 g de pimenta dedo de moça picada sem semente
5 g de manjericão
30 g de aspargo fresco picado
1 tomate pelado sem semente picado
10 ml de vinho branco
60 g de camarão médio limpo e cortado em cubos
50 ml de caldo de camarão
sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer: Numa frigideira refogar o azeite, o alho e a pimenta. Colocar o camarão e flambar com o vinho branco. Assim que evaporar, colocar o aspargo, o tomate, o caldo de camarão, o sal e pimenta a gosto. Cozinhar por 2 minutos, deixando engrossar o molho. Colocar o gnocchi no molho por 1 minuto e meio e está pronto. É só servir.

Mas se você não é fã do nhoque ou não dá muita bola para a superstição, que tal manter a inspiração italiana e o toque requintado com um risoto de polvo? O chef Sérgio França ensina a fazer:

Risoto de polvo
(Porção para 2 pessoas)

Foto: Gladstone Campos

Ingredientes para cozinhar o polvo:
300 g de polvo fresco
30 g de cenoura
40 g de cebola
2 dentes de alho
40 g de salsão
40 g de alho poró
100 ml de vinho tinto
1 litro de água
sal a gosto
Ingredientes para o risoto:
100 g de arroz arbóreo
30 mil de azeite extra virgem
2 dentes de a lho pequeno picado
1/2 pimenta dedo de moça picada sem sementes
30 g de cebola picada
20 ml de vinho tinto
50 g de aspargos frescos
25 g de manteiga sem sal
20 g  de queijo parmesão ralado
Modo de fazer:
Lavar o polvo fresco e colocar numa panela para cozinhar com a cenoura, a cebola, alho, salsão,  alho porró, o vinho tinto, um litro de água e sal a gosto. Deixa cozinhar até ficar macio, espetando um garfo para verificar se está macio. Quando começar a ficar macio retire da água.
Após retirar o polvo da água, cortar em pedaços pequenos e numa outra panela refogá-lo com  azeite extra virgem, o alho pequeno picado, a pimenta dedo de  moça,  a cebola picada. Colocar  e refogar o arroz arbóreo, vinho tinto e deixar cozinhar até evaporar o vinho. Em seguida colocar aos poucos o caldo que cozinhou o polvo até o risoto ficar al dente. Acrescentar 50 gr de aspargos frescos e deixar cozinhar por mais 3 minutos e no final colocar 15 gr de manteiga sem sal e 20 gr de queijo parmesão.
Se quiser reserve alguns pedaços inteiros do polvo e aspargos para decoração do prato.

Chef Sérgio França. Foto: Gladstone Campos

Fechar X
Sem mais artigos