Já percebeu como tem muita coisa que só adultos apreciam? Azeitonas, queijos fortes, chocolate amargo… isso tem uma razão de ser. E agora você pode se gabar é dizer que gostar disso é sinal de amadurecimento!

De acordo com uma pesquisa da Psychology & Behavior, nosso gosto por comidas amargas é refinado com a idade. Crianças tendem a detestar comidas amargas, e preferem aquilo que é doce. Nós nascemos aprendendo a detectar o leite materno como o alimento ideal para nossa sobrevivência, e nossa ligação com ele também é afetiva.

Com o passar dos anos, vamos nos desenvolvendo e adquirindo preferências. Ao mesmo tempo, perdemos glândulas salivares, que se tornam menos sensíveis. Por isso, sabores amargos, fortes, e apimentados só são realmente apreciados depois de uma certa idade.

A pesquisa indica que a maioria das pessoas só aprecia queijos fortes depois dos 20, enquanto molhos apimentados geralmente começam a agradar depois dos 10. Por fim, a tal da azeitona, em média, só é agradável a partir dos 25 anos!

Nosso gosto realmente muda com o tempo, e num geral, não volta a ser o que era antes. Então aprecie de tudo hoje, porque amanhã, você pode não gostar mais!

Veja a média de idade em que se gosta de outras comidas fortes:

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos