Tomar café pela manhã é um dos principais estimulantes que pessoas no mundo todo usam para se sentirem mais dispostas. Mas uma recente pesquisa realizada na Universidade de Toronto, no Canadá, mostra que apenas olhar um café expresso, um café com leite ou um cappuccino pode dar a cafeína necessária para estimular o organismo do ser humano.

O estudo defende a tese de que o café e bebidas derivadas dão um estímulo tão forte de “excitação” que apenas olhar uma “sugestão de cafeína” já é suficiente para deixar o corpo e a mente alertas e dispostas.

Para a pesquisa, cientistas utilizaram dados de mais de 700 pessoas com culturas ocidentais (EUA, Canadá e Europa) e culturas orientais (Japão, China e Coreia do Sul), apenas mostrando a elas bebidas com café e chás.

De acordo com Sam Meglio, um dos responsáveis pelo estudo, os participantes que foram expostos ao café passaram a pensar “em termos mais concretos e precisos”. “As pessoas que experimentam a excitação fisiológica – neste caso, como resultado do preparo e não tomam café – viram o mundo em termos mais específicos e detalhados”, disse em conversa com o tabloide Daily Mail.

Entretanto, o professor universitário admitiu que o efeito estimulante foi maior para os ocidentais. “Na América do Norte, temos essa imagem de um executivo correndo para uma importante reunião com um expresso triplo na mão”, disse Maglio.

O café normalmente contém 150 mg de cafeína, e uma xícara de chá tem apenas 40mg.

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos