APLICATIVO

Aplicativo conecta clientes com puco dinheiro e restaurantes que vão descartar comida Foto: Divulgação

Um aplicativo tem ajudado restaurantes a acabar com o desperdício de comida na Inglaterra, país onde cerca de 600 mil toneladas de alimentos são jogados fora por ano. Chamado de Too Good to Go (muito bom para ser jogado fora), ele conecta clientes com pouco dinheiro para comer a restaurantes que vão jogar fora alimentos não aproveitados, mas em boas condições de consumo.

O cliente faz seu pedido, paga bem menos pela refeição e o restaurante obtém um lucro extra com comidas que jogaria fora. Os autores da ideia, dois britânicos que se identificam como Jamie e Cris, contam que o começo foi difícil. “Batemos de porta em porta de cada restaurante para que aderissem a ideia. No começo, os donos de estabelecimentos foram bem resistentes à ideia, mas, aos poucos, fomos angariando cada vez mais parceiros”, contou Cris em entrevista ao site  Mashable.

O aplicativo já chegou a países como Alemanha e França. No Brasil, onde quase 30 milhões de toneladas de comida são jogados fora por ano, essa ideia precisa esperar um pouco. É que, por aqui, uma série de exigências e a possibilidade de penalidades civis e criminais inibe bares e restaurantes de fazer o descarte de alimentos que poderiam ser doados, e não desperdiçados. Existem projetos de lei que pretendem mudar essas regras, mas ainda estão no papel. Então, por enquanto, essa boa ideia fica restrita apenas aos países da Europa.

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos