Já imaginou praticar um exercício que mistura movimentos do surf com posturas tradicionais da ioga? Essa é a proposta da aula de Bio Surf Yoga. Isso mesmo! os exercícios são realizados em cima de uma prancha parecida com a do stand up peddle.  

Em conversa com o Virgula Lifestyle, Carla Ximenes, professora de Yoga da academia que trouxe a modalidade para o Brasil, Bio Ritmo Academias, diz que a aula ajuda a desenvolver mais equilíbrio físico e mental, além de trabalhar intensamente a região do core (abdômen), braços e pernas, em função da instabilidade da prancha.

“A aula, que tem duração de 90 minutos, melhora o equilíbrio de quem já pratica surf ou até mesmo de quem quer praticá-lo. Atrelando também os benefícios da ioga que trazem mais fortalecimento muscular, podendo queimar até 500 calorias por aula.”, afirma a professora. 

Carla acredita que a atividade esteja fazendo o maior sucesso porque além de ser uma nova experiência, deixa sua mente e corpo mais equilibrados e saudáveis. “A prática ajuda a aquietar a mente e trabalhar bastante com a postura e a respiração”, explica. 

Níveis de dificuldade

De acordo com Carla, para simular a experiência do surf durante a atividade, além da prancha, também é utilizado o bosu (plataforma de trabalho funcional que gera instabilidade). É ele que define o nível de intensidade dos exercícios.

“Então para que a aula possa ser feita mesmo por quem não pratica ioga e nem surf, a Bio Surf Yoga conta com três níveis diferentes de dificuldade”. 

Básico: apenas com a prancha apoiada no chão, sem o bosu, o que torna a instabilidade menor.

Intermediário: dois bosus acoplados na prancha, um em cada ponta

Avançado: apenas com um bosu no meio da prancha

Independente do nível que esteja, a aula tem início com um alongamento já em cima da prancha para sentir e se acostumar com a instabilidade do objeto. Na sequência, a professora inicia os exercícios de ioga, que podem ser um pouco desafiadores. E aí, pronto para subir na prancha sem precisar entrar na água?  

Serviço

Bio Surf Yoga – Unidade Paulista – Av. Paulista, 2073, Terraço 2
Horário: Aos sábados, das 11h às 12h30 
Os alunos de todas as unidades podem participar da aula. 

Sem mais artigos