Christina Hunger, especialista em patologias ligadas à comunicação, conseguiu ensinar sua cachorra de um ano e meio, Stella, a se comunicar com palavras por meio de um teclado especial. Com a ajuda do dispositivo criado pela dona, o pet consegue dizer quando está com fome, se quer comer ou tirar uma soneca, por exemplo.

Cada tecla do aparelho emite o som de uma palavra. Quando Stella deseja se expressar, ela pisa no botão correspondem àquela palavra.

“Eu fico constantemente maravilhada e chocada”, contou  a profissional da Califórnia em entrevista à revista People. “Todo dia ela diz algo ainda mais legal do que no dia anterior”, completou.

Stella com sua dona Christina Hunger

O treinamento começou quando o pet tinha oito semanas de vida. Desde então, Stella já aprendeu 29 termos, conseguindo formar frases de até cinco palavras.

No vídeo abaixo, a cachorra diz “vamos comer, vamos brincar”. “Eu tinha quase certeza que ela queria comer e depois brincar, mas perguntei ‘você quer comer ou brincar?’ para me certificar”, explicou Hunter em uma publicação no Instagram. Ao ouvir a dona, a cachorra lambeu a boca, retornou e clicou nos botões “quero”, “venha” e “comer”.

https://www.instagram.com/p/B37SaWsnKCf/

Hunger trabalha com crianças de 1 a 2 anos em São Diego e muitas também utilizam dispositivos adaptativos para se comunicarem. A profissional explica que o método de aprendizagem de Stella é similar ao delas e pretende expandir a técnica para que outros cães também possam se expressar através de palavras.

Fechar X
Sem mais artigos