tellington-touch-arramar-cachorro-para-controlar-medo-toque

(Foto: Pinterest)

Quem possui cachorro em casa sabe o desespero que é ver o animalzinho com medo do barulho feito por fogos de artifício no Réveillon. Os catioros ficam estressados e entram em pânico por não aguentarem ouvir as explosões.

Para amenizar o sofrimento do dog, a norte-americana Linda Tellington-Jones criou uma técnica chamada Tellington Touch, que consiste em amarrar um pano em volta do cachorro, de um jeito que passe pelo peito, dorso e região-traseira do animal, mas sem pressionar a coluna. Outra coisa: não pode ser muito apertado.

Tellington Touch atua diretamente no sistema nervoso do cachorro, fazendo com que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso e deixando o animal mais calmo. Conforme o catioro sente a pressão da faixa, sua psique e tronco entram em harmonia, fazendo com que se sinta mais seguro em relação aos seus medos, como o barulho dos fogos de artifício, por exemplo.

Confira o jeito certo de fazer:

tecnica_cao_sossolteiros_04

A técnica está comprovada que funciona, mas não é a salvação para os cachorros, diz a bióloga Helena Truska ao site The Ann Arbor News. Segundo ela, o método apenas ameniza o sofrimento do bichano, já que cada um possui um nível de medo e estresse diferente. “Os cães sentem-se mais seguros em locais pequenos e apertados, e as faixas e camisetas desenvolvidas com essa finalidade, simulam essa sensação”, diz Helena.

A Tellington Touch começou a ser utilizada por Linda em cavalos e deu super certo. Então, ela passou a usar o mesmo procedimento em outros animais, como os cães.

Divulgue o máximo que puder e proteja o seu catioro! Eles também merecem passar um final de ano tranquilo.

Fechar X

 

Fechar X