Estudo mostra que além de meninas serem “impedidas” de nascer, sofrem negligência durante a infânciahttp://www.virgula.com.br/comportamento/cachorros-de-rua-matam-seis-criancas-na-india-em-uma-semana/

Cerca de 240 mil meninas menores de cinco anos morrem na Índia por ano em decorrência de negligência, já que o país tem preferência por filhos homens. Segundo estudo publicado no Lancet medical journal, os números não incluem abortos conduzidos após os pais descobrirem que o bebê é menina. As informações foram divulgadas pelo The Guardian.

“Discriminação de gênero contra meninas não acontece somente na prevenção do nascimento delas, mas antecipa a morte das que nascem”, disse o co-autor do estudo Christophe Guilmoto, da universidade Paris Descartes. A igualdade de gêneros, explicou o pesquisador, não se trata apenas de direito à educação, emprego e representação política, mas também ao cuidado, vacinação e nutrição de meninas.

Cerca de 22% das mortes de meninas menores de cinco anos são causadas por discriminação de gênero, informou o Instituto Internacional de Análises Aplicadas (IIASA) na Austria. “Qualquer intervenção para diminuir a discriminação de gênero contra meninas nos serviços nutrição e saúde deve ter como alvo regiões pobres, com baixo desenvolvimento social e instituições patriarcais”, afirmou a co-autora da pesquisa do instituto austríaco, Nandita Saikia.

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos