A orangotango Sandra viralizou nas redes sociais nesta semana após protagonizar um vídeo em que lava as mãos por cerca de 27 segundos, virando uma inspiração para muita gente. Afinal, já vimos por aqui a importância de lavar as mãos adequadamente para combater a disseminação do coronavírus.

Um usuário do Twitter compartilhou as imagens de Sandra afirmando que ela “começou a lavar as mãos após ver todos os cuidadores lavando repetidamente durante a crise da Covid-19”. No final do post, ele acrescentou: “lave suas mãos. Seja mais como a Sandra”. O tweet gerou quase 100 mil compartilhamentos e 292 mil curtidas.

Sim, todos deveriam se espelhar na orangotango. No entanto, é um equívoco afirmar que Sandra aprendeu a lavar as mãos por causa da pandemia.

O vídeo foi publicado originalmente em 12 de Novembro de 2019 pelo Center for Great Apes, organização localizada na Flórida que cuida do animal, como apontou o canal Fox 4. E o primeiro caso de coronavírus nos Estados Unidos viria a surgir em Janeiro de 2020.

O hábito de lavar as mãos já é antigo para Sandra e nasceu naturalmente. Patti Ragan, diretora do Center for Great Apes, explicou ao canal Fox 35 que orangotangos gostam de brincar com a água e são muito curiosos.

“Acho que parte disso é porque assistem aos cuidadores lavando o recinto deles, mas acredito que o maior motivo é por serem interessados em brincar com a água e eles gostam de lavar coisas. Às vezes damos shampoo de bebê e eles curtem brincar e fazer espuma”, relatou Ragan.

A cuidadora ressaltou que macacos podem pegar as mesmas doenças que humanos, então estão colocando em prática as mesmas regras de higiene e distanciamento social:

“Estamos colocando a segurança deles em primeiro lugar durante a pandemia. Atualmente nossa equipe está usando vários equipamentos de proteção pessoal e mantendo distância até mesmo dos macacos – no que diz respeito a interações, alimentação manual e assim por diante para sua proteção .”

Apesar de não ter aprendido a lavar as mãos por causa da pandemia, “ela definitivamente esfregou as mãos por mais de 20 segundos. Bom trabalho, Sandra”:

Fechar X
Sem mais artigos