Se você é daqueles que não pode ver uma câmera que já sai clicando, fique ligado!  Conforme o estudo publicado no jornal Psychological Science,  tirar muitas fotos pode desencadear num bloqueio de formação de memórias detalhadas e, em vez de ajudar a fixar o momento, as fotografias podem acabar impedindo que vejamos aquilo que está diante de nossos olhos.

A pesquisa realizada pela universidade americana Fairfield University foi liderada pela Dra. Linda Henkel que chegou a esta conclusão da seguinte maneira: ela levou um grupo de estudantes a um museu de arte, e pediu que todos fotografassem ou tentassem se lembrar das obras expostas.

No dia seguinte, todos aqueles que foram à exposição passaram por testes de memória, que comprovaram que aqueles que lançaram mão de câmeras fotográficas tinham mais dificuldade em reconhecer objetos do que os que apenas optaram por observar. “Frequentemente, as pessoas usam suas câmeras quase inconscientemente. Quando elas dependem da tecnologia para lembrar, isso pode ter um efeito negativo na maneira como se recordarão das experiências”,justifica a pesquisadora.


int(1)

Pessoas que tiram fotos demais têm mais dificuldade em recordar acontecimentos