(Da Redação) – A Estação Pinacoteca reabriu nesta terça-feira o segundo andar para visitação. O andar estava fechado desde quinta-feira, quando obras de Picasso, Di Cavalcanti e Lasar Segall foram roubadas. Quatro outras obras substituem o espaço deixado pelas antigas, uma delas é a gravura “Cinco figuras do álbum ‘Recordação de Vilna em 1917’”, de Segall.

Os quatro “novos” quadros são do acervo da Fundação Nemirovsky. Esses, os roubados e todo o acervo exposto no segundo andar são da Fundação. O valor dos quadros substituídos não foi divulgado.

A assessoria de imprensa da Estação Pinacoteca disse que a segurança foi melhorada, mas não divulga nenhuma informação sobre isso.

No domingo, a polícia divulgou imagens das câmeras de segurança no dia do crime, onde os suspeitos nem se preocupam em esconder o rosto. As filmagens mostram toda a ação dos assaltantes. Um dos bandidos olha as obras e aguarda a monitora sair da sala. Outro entra e começa a desparafusar uma das obras da parede. Quando ele está removendo o segundo quadro, a monitora volta. Os ladrões pedem que ela fique de costas.

Eles colocam as obras dentro de uma sacola. A monitora fica em um canto da sala, abaixada. Em nenhum momento eles chegam a mostrar alguma arma.

Além dos dois suspeitos, um outro ladrão participou do roubo. Segundo a polícia, ele deu cobertura à ação ao distrair os outros monitores.

Nesta segunda-feira, a Polícia Federal, confirmou que recebeu as descrições das quatro obras de arte roubadas da Estação Pinacoteca e que notificará a Interpol para que seja emitido um alerta internacional.

O museu foi assaltado por volta das 12h de quinta-feira. As obras roubadas foram o óleo sobre cartão de Di Cavalcanti “Mulheres na janela” (1926), duas gravuras do pintor espanhol Pablo Picasso, “O pintor e seu modelo” (1963) e “Minotauro, bebedor e mulheres” (1933), e um guache sobre cartão do pintor naturalizado brasileiro Lasar Segall, “Casal” (1919).

Qual é o seu ritmo? Seja qual for, venha curti-lo de uma forma diferente!

Fechar X
Sem mais artigos