O Reino Unido se tornará o 16º país do mundo a legalizar o casamento homossexual, caso a Câmara dos Lordes – que começa a discutir a proposta nesta segunda-feira – aprove o projeto de lei na votação prevista para amanhã.

O casamento gay é legal em 15 países do mundo: Brasil, Holanda, Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal, Islândia, Argentina, Dinamarca, Uruguai, Nova Zelândia e França.

Além dos países, vários estados norte-americanos e territórios como a capital do México e o estado mexicano de Quintana Roo permitem a união entre homossexuais.

O reconhecimento do casamento gay no Brasil ocorreu no dia 14 de maio, mas a decisão não partiu do Parlamento. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, porém, ainda é possível recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal.

Alguns países permitem uniões civis de pessoas do mesmo sexo, com direitos similares aos do casamento, mas sem essa denominação, como Alemanha, Irlanda, Israel e República Tcheca.

A Holanda foi o primeiro país a aprovar o casamento homossexual em setembro de 2000.

Fechar X
Sem mais artigos