Você provavelmente já ouviu falar em sustentabilidade. Sim, aquela palavra sempre presente nos principais telejornais e comerciais sobre meio ambiente. O que ela significa? Em resumo, ela quer dizer ‘prover o melhor para as pessoas e para o ambiente’, tanto agora como no futuro. O assunto, mundialmente discutido devido à sua importância, chegou ao esporte, mais especificamente ao futebol paranaense.

O Sport Clube Corinthians Paranaense, antigo J. Malucelli, tornou-se famoso por ser o clube a possuir o primeiro estádio ecologicamente correto do Brasil. Trata-se do “Eco-estádio”, chamado Janguito Malucelli, antigo CT da equipe do Paraná, que é localizado em frente ao Parque Barigüi, na, claro, cidade-modelo de Curitiba.

Seguindo os quatro níveis de organização da sustentabilidade (o ecologicamente correto, o economicamente viável, o socialmente justo e o culturalmente aceito), o “Eco-estádio” possui arquibancadas construídas com cadeiras colocadas em cima de um morro sem a utilização de concreto; a grama foi plantada em todos os degraus, e os bancos de reservas e  placar ‘eletrônico’  foram construídos apenas com madeiras.

Com capacidade para receber seis mil pessoas, a arena ainda não está completo, e outros conceitos ecológicos serão aplicados em breve. Outro aspecto que reforça a nomenclatura do estádio do Corinthians Paranaense é a vista para o lago do Parque Barigui e para um bosque: ambos localizados ao lado da sede social do clube, que fica no complexo do “Eco-estádio”.

Fechar X
Sem mais artigos