Em meio as polêmicas e medidas questionáveis do presidente norte-americano Donald Trump sobre imigração, a mexicana Brenda Alvarez-Lagunas, de 18 anos, ficou famosa nas redes sociais recentemente por ter feito um discurso poderoso e inspirador durante sua formatura no ensino médio. A jovem subiu no palco segurando uma caixa de morangos e perguntou: “vocês gostam de morangos?”.

Ela continuou dizendo: “estes não são só morangos. São joias. Representam doçura, sujeira, sol escaldante e muitas dores. Eles representam a cultura da migração e fazem parte da minha vida”.

Brenda chegou na Flórida, no sul dos Estados Unidos, com os pais ainda criança. Junto com eles e a irmã, ajudava a colher frutas e verduras das fazendas locais, mas não conseguiu continuar com o trabalho pesado por causa das altas temperaturas e sol forte. Na época, seus pais sempre diziam: “seu futuro está nos estudos”.

Mas, quando ela tinha 7 anos, seu pai foi deportado. “Ele deixou a família com muitas dívidas e minhas chances de poder pagar por uma universidade quase sumiram”, relembra. E, continua: “pelas estatísticas, eu não devia nem ter chegado até aqui. Minha casa é comandada só pela minha mãe, meu pais não chegaram à quarta série, minha irmã ficou grávida e abandonou a escola. Mas eu vou ser a primeira pessoa da minha família a chegar à faculdade”, comemorou.

Em entrevista ao site Insider, ela disse que sempre estudou muito desde os 8 anos: “eu sempre fiz o melhor que pude. Sempre sonhei alto. Eu vi os efeitos de não se ter uma boa educação e isso me motivava”.

Brenda foi aprovada em Stanford e vai estudar bioengenharia na universidade. “Eu conto minha história para que as pessoas percebam que é possível contrariar as estatísticas, os estereótipos, o lugar de onde você vem e as situações nas quais você cresce”, completou.

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos