bike sapo gif

Tá pensando que é só em São Paulo que o movimento biker está crescendo? O uso de bicicletas como meio de locomoção nas grandes cidades toma proporções talvez nunca antes imaginadas. Nesta quinta-feira (27), Paris deu início ao primeiro dia do projeto Une Journée Sans Voiture (Um dia sem carro). Isso quer dizer que nenhum carro circulará pelas avenidas principais da região central. A iniciativa é da PRÓPRIA prefeitura que, além facilitar a vida dos parisienses e turistas estressados por causa do trânsito e do barulho, está bem focada em reduzir os altos níveis de  poluição provocados pelos automóveis.

As áreas sem tráfego incluem 11 bairros (do 1º ao 11º arrondissement), e os mais conhecidos pontos turísticos como a avenida Champs-Élysées, Praça da República e de Stalingrado, Praça da Bastilha e toda área ao redor da Torre Eiffel e do Bosque de Boulogne. A ação começará em “doses homeopáticas”,  mas o intuito é estender isso para a semana inteira. Somente poderão circular pelas ruas do centro de Paris alguns tipos de veículos motorizados como ônibus e ambulâncias de emergência.

bike glamour

Parisiense usando uma das bicicletas Velib Bike System. Crédito: Glamourai

Em dezembro de 2014, a prefeita Anne Hidalgo declarou ao Journal du Dimanche que o projeto visaria banir completamente até 2020emissão de gases que saem dos motores movidos a diesel (num plano de  que foi discutido no Conselho em fevereiro deste ano).

Para conter a poluição, só no mês de março de 2015, a cidade precisou implementar mais de três rodízios de automóveis contra a poluição. Com a aproximação da conferência internacional sobre as mudanças climáticas (COP21) que acontece em dezembro na capital francesa, Paris quer dar o exemplo na luta contra a poluição e multiplicar ações semelhantes.

Apenas lembrando que desde 2007, Paris possui o sistema de empréstimo de bicicletas Velib Bike System, assim como já existem similares no Brasil, para promover o uso do meio de transporte. Muah!

Vélib' bikesharing station, Paris

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos