Em 1982, o cantor e compositor carioca Eduardo Dusek fez sucesso com seu irreverente hit Cantando no Banheiro. Não conhece essa pérola da MPB? Ouça:

O surrealismo de Dusek virou realidade no novo projeto de Fernando Meirelles: a ópera Os Pescadores de Pérolas, de Bizet, que estreia em 9 de setembro no Theatro da Paz, em Belém (PA).

Para divulgar a obra, o cineasta criou um pequeno filme onde os cantores da montagem (o tenor Fernando Portari e o barítono Leonardo Neiva) aparecem… cantando debaixo do chuveiro.

O filme foi produzido pelo núcleo Outras Telas, braço da O2 Filmes dedicado à produção de conteúdo multiplataformas, e finalizado pela O2 Pós.

E uma das inspirações pode ter sido o mestre Woody Allen. No filme Para Roma, com Amor (2012), uma das histórias mostra Allen como um desastrado diretor de óperas que encena uma delas trazendo o protagonista cantando debaixo de um chuveiro, em pleno palco.

Na trama do filme, um cantor amador (vivido pelo tenor italiano Fabio Armiliato) só consegue cantar bem se estiver tomando banho. Assim, o personagem de Woody coloca o homem para estrelar uma ópera com chuveiro e tudo.

A montagem de Os Pescadores de Pérolas marca a estreia de Fernando Meirelles dirigindo cenicamente uma ópera. O espetáculo será transmitido ao vivo (via satélite) para diversas salas de cinema de 8 cidades do Brasil, na sessão do dia 15 de setembro. Para assistir a essa sessão via cinema, os ingressos começam a ser vendidos no dia 13 de agosto pelo site www.cinelive.com.br e custam R$60. Quem estiver em Belém e fôr conferir ao vivo, pode comprar ingressos direto na bilheteria do Theatro da Paz.


int(1)

Fernando Meirelles dirige ópera; teaser traz cantores cantarolando debaixo do chuveiro