Boiko Borisov, primeiro-ministro búlgaro até fevereiro deste ano, estreou como jogador profissional de futebol aos 54 anos, o que o torna o jogador mais velho da história do esporte na Bulgária.

Borisov foi no domingo ao campo de futebol com seus companheiros do Vitosha Bistritsa, um time modesto que acabou de subir para a segunda divisão búlgara, para enfrentar o Rakovski 2011, em uma partida que ficou em 0x0, informou nesta segunda-feira (26) a agência Novinite.

O político, ainda chefe da oposição, jogou com a camisa 11 até os nove minutos do segundo tempo, em meio à animação da torcida, que vibrava a cada vez que o ex-líder tocava na bola.

Borisov assinou no último dia 20 um contrato com “os tigres”, como é conhecido seu time, onde já havia jogado no passado quando o clube ainda jogava em campeonatos regionais.

Em 2011, os búlgaros o elegeram em uma pesquisa o melhor jogador do país, à frente do então atacante do Manchester United, Dimitar Berbatov, resultado que o próprio Borisov reconheceu que só evidenciou a crise do futebol búlgaro.

Antigo bombeiro e policial, o polêmico Borisov, apelidado Batman, também já foi guarda-costas do ex-rei Simeón da Bulgária e do antigo ditador comunista Todor Zhivkov, assim como prefeito de Sófia entre 2005 e 2009, quando foi eleito primeiro-ministro.

Em fevereiro, o líder apresentou sua renúncia perante a onda de protestos populares contra a precariedade e a alta do preço da energia no país mais pobre da União Europeia.


int(1)

Ex-primeiro-ministro búlgaro estreia com 54 anos no futebol profissional