A Juventus conquistou com uma rodada de antecipação o título italiano ao vencer neste domingo o Cagliari por 2 a 0, fora de casa, e ver o Milan perder por 4 a 2 o clássico contra a Inter de Milão, com direito a ‘gol do título’ do brasileiro Maicon.

 

Oficialmente, o time de Turim não conquistava o título desde a temporada 2002/03, após perder os ‘scudettos’ de 2004/05 e 2005/06, por acusações de corrupção.

Os dois jogos aconteceram simultaneamente, pela 37ª rodada do Campeonato Italiano. A Juventus entrou em campo com 78 pontos ganhos, um a mais que o Milan. Se abrisse três pontos de vantagem, ao menos, o time de Turim levantaria a taça. Na última rodada, caso terminassem empatados em pontos, o confronto direto, favorável a Juve, decidiria o título.

Por isso, a Juventus foi para cima e acabou sendo a primeira a marcar na rodada dupla, logo aos seis minutos de jogo. Vucinic recebeu lançamento e saiu na cara do goleiro Agazzi. Com um belo toque, o montenegrino colocou o time de Turim na frente.

Aos 13 minutos do clássico milanês, a situação ficou ainda pior para os ‘rossoneros’. Em falta cobrada da intermediária, Sneidjer jogou na área, Samuel escorou e Diego Milito abriu o placar para a Inter.

Enquanto em Trieste o jogo esfriou após os gols, o clássico milanês seguiu quente. Aos 31, Cambiasso cabeceou, mas Abbiati defendeu em lance polêmico, já que os jogadores do Inter reclamaram que a bola teria ultrapassado a linha do gol. Em seguida, Sneidjer obrigou o goleiro do Milan a fazer grande defesa, mas na jogada, o camisa 12 se contundiu, tendo que ser substituído por Amelia.

Aos 41, a arbitragem voltou a ser protagonista do jogo, quando Rizzoli marcou pênalti duvidoso de Júlio César em Boateng. Na cobrança, o artilheiro Ibrahimovic empatou o jogo. Ainda assim, o placar garantia o título para o time de Turim, situação que permaneceu até os intervalos das partidas.

E foi preciso menos de 50 segundos para o Milan reverter a situação, quando Ibra mostrou faro de artilheiro ao receber na entrada da área, girar em cima de Lúcio e concluir para o gol na saída de Júlio César, virando o jogo.

Só que a alegria durou apenas cinco minutos, depois que Abate cometeu pênalti em Milito. O argentino foi para cobrança e igualou o placar em 2 a 2. Enquanto isso, a Juventus parecia mais preocupada com o jogo do Milan e não conseguia pressionar o Cagliari para abrir vantagem no placar, chegando até tomar certa pressão do rival.

Foram precisos 29 minutos para o torcedor do time de Turim ficar aliviado, depois do gol contra anotado por Canini, que tentou cortar cruzamento de Cáceres, mas acabou jugando a bola para o fundo das suas redes.

Poucos minutos depois, mais uma vez a torcida da Juventus explodiu, mas dessa vez por um gol marcado em Milão. Aos 32 minutos, o terceiro pênalti do jogo foi marcado, quando a bola bateu na bola de Nesta. Milito ignorou as reclamações dos ‘rossoneros’ e fez seu terceiro no jogo, colocando o placar em 3 a 2.

E foi com um tempero brasileiro que acabou saindo ‘o título’ da Juve. Aos 41 minutos do segundo tempo, o lateral brasileiro Maicon carregou pela direita e soltou um foguete no ângulo de Amelia, fazendo o quarto da Inter.

Com os resultados, o final do jogo da Juventus foi uma verdadeira festa, com direito a acenos do técnico Antonio Conte para a torcida. No apito final, com o 2 a 0 da Juventus e o 4 a 2 da Inter, só restou a festa pelo 28º ‘scudetto’ juventino.


int(1)

Juventus conquista título italiano com 'mãozinha' de brasileiro em Milão