O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, se tornou novo membro do Comitê Executivo da Fifa ao ser escolhido nesta quinta-feira pela Conmebol, em substituição ao ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Del Nero, que é diretor do Comitê Executivo da Conmebol, “é o novo representante da Confederação na Fifa”, disse à Agência Efe o porta-voz da Conmebol, Néstor Benítez.

Benítez também afirmou que a designação foi assumida “com base na maioria das dez associações filiadas” e será comunicada nas próximas horas à entidade máxima do futebol.

Del Nero ocupará o lugar deixado por Teixeira, que renunciou na segunda-feira, uma semana após ter se afastado da Presidência da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014.

Com isso, a Conmebol voltará a ter três representantes no Comitê Executivo da Fifa. Os outros dois são o paraguaio Nicolás Leoz e o argentino Julio Grondona, este último, vice-presidente sênior da entidade.

Del Nero, nascido em São Paulo há 71 anos, foi reeleito em 2011 para ser presidente da FPF em um mandato de três anos, e em 2006 foi o chefe de delegação da seleção brasileira que disputou a Copa da Alemanha.

O advogado paulista iniciou sua carreira como dirigente esportivo em 1972, como membro da Comissão Fiscal do Palmeiras, clube do qual é torcedor.

Após vários anos e diferentes cargos no Alviverde, Del Nero ingressou em 1985 no Tribunal de Justiça Esportiva da FPF, do qual foi presidente entre 1988 e 2002. Um ano depois, foi eleito presidente da federação paulista, e em 2007, assumiu como membro do Comitê Executivo da Conmebol. 


int(1)

Marco Polo Del Nero substitui Ricardo Teixeira no Comitê Executivo da Fifa