A seleção brasileira feminina de vôlei não decepcionou a sua torcida: venceu os Estados Unidos por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/23 e 25/20, e garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. A ponta Virna foi eleita a melhor jogadora da partida, além de ter sido também a maior pontuadora. O último desafio das brasileiras na competição será na madrugada deste sábado(15), a partir das 4h (horário de Brasília), contras as italianas, que perderam para a China, por 3 sets a 0. O resultado garantiu o vice-campeonato para o Brasil. EUA, Itália e Cuba lutam neste sábado pela terceira vaga para Atenas.

Para o técnico brasileiro José Roberto Guimarães, a fácil vitória comprova a evolução da equipe no campeonato. "Nós tivemos uma atuação brilhante em todos os fundamentos. Todas as jogadoras atuaram bem e amanhã vamos fechar a Copa do Mundo com chave de prata, já que não deu para ser ouro. Mas isso não importa nesse momento. Quando saímos do Brasil, comissão técnica e jogadoras, assumimos o compromisso de que o nosso objetivo maior era a conquista da vaga. Atingimos a nossa meta", disse.

O treinador aproveitou também para fazer uma análise da partida. "O primeiro passo para a vitória foi dado com o nosso saque, que executamos muito bem. O nosso objetivo era quebrar o passe dos Estados Unidos e conseguimos. Depois, nossa recepção foi muito eficiente, o que facilitou demais as nossas jogadas de ataque. Além disso, estávamos inspirados na defesa, acreditando em todas as bolas, e foi também o melhor dia do nosso bloqueio. No ataque, fomos perfeitos. Tivemos, sem dúvida, a nossa melhor atuação na Copa do Mundo".

Após a excelente apresentação, Virna fez questão de ressaltar a união do grupo. "Em momento algum perdemos a concentração. Sabíamos que precisávamos destruir as adversárias e, com muita garra, atingimos nosso objetivo. Já estamos em Atenas, mas esse é apenas o primeiro passo. Esse grupo é muito unido, guerreiro, e seguiu à risca as orientações do Zé Roberto. Graças a Deus deu tudo certo", contou Virna, ainda chorando.

EQUIPES

BRASIL – Fernanda, Raquel, Virna, Érika, Walewska e Valeskinha.
Líbero: Arlene. Técnico: José Roberto Guimarães. Entraram: Sassá
e Fabiana.

ESTADOS UNIDOS – Ah Mow, Phipps, Hannef, Tom, Danielle Scott e
Bown. Líbero: Stacy Sykora. Técnico: Toshiaki Yoshida (JAP).
Entraram: Berg, Tara Cross-Battle, Noriega e Metcalft.


int(1)

Vôlei feminino garante vaga em Atenas