Pessoas estão compartilhando fotos falsas de supostos amigos desaparecidos após o ataque terrorista em Manchester, no Reino Unido, durante o show da cantora Ariana Grande. No desespero do momento do ataque, que matou 22 pessoas e feriu mais de 50, muitas pessoas compartilharam imagens de amigos e familiares que estavam no show e estavam desaparecidas. Mas algumas pessoas decidiram compartilhar fotos falsas mostrando pessoas que não têm nada a ver com o ataque.

Segundo o jornal The Independent, algumas pessoas, aparentemente, estão compartilhando as imagens como uma maneira de ganhar retweets e seguidores, aumentando assim seu alcande. Um  jovem escreveu, por exemplo, que a namorada do seu primo estava desaparecida após o ataque e compartilhou uma foto – mas outro usuário de mídia social apontou que ela conhecia a pessoa na imagem na vida real e que ela não estava no show.

Show de Ariana Grande acontecia em Machester durante o ataque

Reprodução Show de Ariana Grande acontecia em Machester durante o ataque

Algumas das pessoas mostradas nessas imagens fakes são até celebridades na Internet, muitos dos quais são YouTubers. Outros escolhidos são pessoas normais, que agora estão tendo sua imagem compartilhada milhares de vezes através da internet. Tais imagens estão causando angústia em pessoas que ao verem pessoas conhecidas, acham que seus amigos morreram no ataque. Fora que estão atrapalhando a busca de informações de pessoas que realmente estavam no show.

A polícia alertou que as pessoas só devem confiar ou compartilhar informações de fontes confiáveis. As imagens são apenas uma das maneiras pelas quais notícias falsas e mal-intencionadas estão se espalhando na histeria do ataque. Houve também relatos de falsos ataques terroristas em todo o país, entre outras histórias.

Fechar X
Sem mais artigos