Neymar Instagram

Ele já marcou mais de 350 gols na carreira, estrelou em clubes favoritos, se tornou o jogador mais bem pago do futebol europeu –  e do mundo, segundo o Futebol Leaks – e recebe mais cachês como garoto-propaganda do que qualquer outro jogador na história do esporte. Tudo isso, aos 26 anos. O craque do París Saint-Germain (PSG) Neymar Jr. faz mais de 700 mil euros por semana, equivalente a mais de R$ 150 milhões por ano. Nada mal, certo? 

Mas a fama de Neymar vai além do campo. Neymar é uma celebridade mundial, tem quase 90 milhões de seguidores no Instagram e uma lista longa de fã-clubes no Facebook que cobre todos os continentes do planeta. Ele é queridinho e empresas sabem como usar a imagem do ídolo para aumentar as vendas. Volkswagen, Nike, PokerStars, Castrol, Listerine, Panasonic, Red Bull, Gilette, Ambev, Claro, Lupo, Glaxo, Guy Laroche, entre outras já tiveram o craque brasileiro em campanhas. Mas como o Neymar é visto mundo afora? O Virgula perguntou a estrangeiros de diversos países o que pensam sobre o jogador. “Neymar é uma marca, é um fenômeno”, segundo Anmesh Baaniya, do Nepal. 

No Nepal, o jogador brasileiro é “inspiração” para fãs de futebol, dentro e fora do campo, contou Baaniya. “Por causa do talento, boa aparência e cabelo estiloso, Neymar é um dos jogadores favoritos dos nepaleses”, afirmou Baaniya. Para o tcheco Sid Hitchings, apaixonado pelo esporte e coordenador do site Niche Futebol, Neymar está à frente de todos os craques, e “não há dúvidas sobre o talento e qualidade de jogo” do craque. “Ele, porém, pisa em uma linha perigosa entre jogador de futebol e celebridade”, continuou.

Neymar celebridade

Hitchings enxerga que o envolvimento pesado com a mídia e campanhas publicitárias podem prejudicar o “jogo” de Neymar. Além disso, toda atenção e poder afetam a personalidade do jogador. Desde que mudou para Paris, mostrou atitudes “petulantes, infantis e egoístas”, disse Hitchings. “Muito diferente do líder do time brasileiro da Copa do Mundo de 2014”, concluiu o fã. 

O chileno Eduardo Parra concordou parcialmente com Hitchings. “A maioria dos jogadores que vem de um nível social mais baixo e de repente se torna milionário, age sem senso, acha que está sempre certo e é dono da verdade”, disse. Mas para o fã de futebol, Neymar tem “muito carisma” como celebridade e acumula mais fãs do que haters. Nos grupos de discussão sobre futebol, essa proporção é clara: para cada comentário crítico sobre Neymar, existe uma lista de posts em defesa do craque.

#BruMar

O casal BruMar, Bruna Marquezine e Neymar Jr., está entre os queridinhos do Brasil. A “novela” de idas e vindas dos pombinhos dura anos e a cada vez que reatam, fãs comemoram nas redes sociais. No início de 2018, BruMar fez viagem romântica pela Europa, comemorou o aniversário do jogador em Paris e trocou declarações de amor no Valentine’s Day.

Fechar X
Sem mais artigos