Se você estava em Marte, como eu, deve ter passado em branco sobre a história do My Little Pony – The friendship is magic (Meu Pequeno Pônei – a amizade é mágica), uma série para crianças que está na quarta geração, e gerou um movimento entre marmanjos que cultuam a série, conhecidos por Bronies, mistura de Brother (irmão, camarada) e Pony (de pônei, aqueles cavalinhos pequenos). Veja quem são e quais os valores eles divulgam e, claro, os preconceitos que enfrentam, nesta entrevista feita por e-mail com Calena, moderador do grupo Bronies do Brasil.

Skatista fantasiado do pony Rainbow Dash

Skatista fantasiado do pony Rainbow Dash

“Cada um de nós encontramos uma maneira especial de conhecer e viver nesse universo brony. Esse interesse tem muitas formas, mas eu acredito que a maioria de nós, se interessou primeiramente pelo profissionalismo que vem sendo atribuída à série desde que Lauren Faust desenvolveu a quarta geração de ‘My Little Pony’ (Friendship is Magic): as músicas são maravilhosas; a animação é ótima; os personagens possuem características únicas. Tudo isso junto forma essa série divertida e interessante, até mesmo para homens adultos”, responde Calena sobre o interesse que a série, exibida pelo Discovey Kids vem causando no Brasil e no mundo.

Para quem não conhece, a série estreou em 10 de outubro de 2010, no Hub Network, um canal de televisão norte-americano por assinatura parcialmente controlado pela Hasbro, fabricante dos jogos e brinquedos. Em10 de maio de 2014, a série terminou sua quarta temporada nos Estados Unidos, e é transmitida internacionalmente em dezenas de países, em mais de 10 idiomas. A série é exibida no Brasil pelo Discovery Kids desde 21 de novembro de 2011.

A BronyCon é a convenção anual dos fãs do My Little Pony - The Friendship is magic, realizada nos EUA

A BronyCon é a convenção anual dos fãs do My Little Pony – The Friendship is magic, realizada nos EUA

“Alguns começaram a segui-la mais por causa da brony fandom (grupo de fãs de certa série de animação) do que da série em si, porque a fandom não se limita apenas ao infantil (como se espera do show): pela internet você encontra toda sorte de coisas vindas de fãs, dos mais variados tipos de conteúdo que imaginar. Existem muitos bronies produtivos e criativos por aí e que inclusive são inspirações para outras pessoas”, explica Calena, citando entre eles DJs e músicos como The Living Tombstone, WoodenToaster, MandoPony, Black Gryph0n, General Mumble, que valem o clique. Sem contar a pegasister (feminino de brony) Lady Gaga.

O lado bacana da série é que existem muitos valores que vão contra a onda de bullying ou na sua versão digital (cyberbullying), apesar de que o próprio grupo é alvo de muitas troladas na internet. Então, amizade, bondade, felicidade, lealdade, generosidade e sinceridade, são os maiores ensinamentos que a série traz.

A pegasister mais famosa: Lady Gaga

A pegasister mais famosa: Lady Gaga

“Eu, particularmente, adoto dos conceitos de “Love & Tolerate” (amar e tolerar), acho a amizade algo muito importante para levar pra toda a vida, e gosto de trazer isso para os outros bronies. Mas nós não somos uma religião ou algo do gênero, a princípio somos apenas fãs da série. É claro que existem pessoas que levam mais a sério, principalmente se a série for um motivo/razão grandioso em sua vida, mas isso varia de pessoa pra pessoa”, avalia o moderador do grupo Broneis do Brasil.

Quanto ao preconceito, assim como aconteceu com outros grupos, sejam musicais, como os emos, os bronies também tem seus arqui-inimigos. “Preconceito? Existe, sim! Bastante! A primeira visão que a maioria das pessoas possui é que somos homossexuais, ou pior: pedófilos! Mas isso não é culpa nossa, e sim da sociedade que atribui esses estereótipos. Na verdade, o que nós temos é o ‘closet brony’ (bronies que não assumem que são bronies, por medo) e bronies, que em sua maioria se esforçam para mostrar aos outros o quanto gostam do show simplesmente pelo o que ele é”, finaliza Calena.

My Little Pony é a inspiração para vários artistas gráficos como Pony Killer

My Little Pony é a inspiração para vários artistas gráficos como Pony Killer

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos