Caricatura do Abominável Homem das Neves

Reprodução Caricatura do Abominável Homem das Neves

O Yeti, também conhecido como Abominável Homem das Neves, é um famoso personagem de lendas nepalenses e tibetanas, supostamente habitante dos Himalaias.

Durante muitas décadas, a existência da criatura foi alimentada por supostas pegadas e outros vestígios que seriam amostras biológicas de que ele passou por ali.

Agora, exames de DNA foram feitos em nove dessas amostras, constatando que, na verdade, elas pertencem a espécies de ursos e cães.

Registros pertencem a ursos e cães

Universidade de Buffalo/Reprodução Registros pertencem a ursos e cães

“Nossas descobertas sugerem fortemente que os fundamentos biológicos da lenda do Yeti podem ser encontrados em ursos locais”, explicou a cientista Charlotte Lindqvist, professora da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos.

A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira (29) pela revista científica Proceedings of the Royal Society B. Ossos, dentes, pelos e fezes foram coletados nos Himalaias ou na Planície Tibetana. Os testes indicaram que o dente pertence a uma espécie de cachorro. Já o restante, a ursos negros asiáticos, ursos pardos do Himalaia ou ursos pardos tibetanos.

Urso pardo do Himalaia

Universidade de Buffalo/Reprodução Urso pardo do Himalaia

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos