214º aniversário de Christian Doppler

214º aniversário de Christian Doppler

Quando um carro de bombeiro se aproxima, o som da sirene fica mais alta à medida que se aproxima, e desaparece na distância. O que causa essa diferença de volume? A resposta foi proposta pelo matemático e físico austríaco Christian Doppler em 1842 em um fenômeno desde que documentado como o efeito Doppler, um conceito que se aplica ao som e à luz, além de outros fenômenos.

Simplificando, o som é gerado em “ondas”. À medida que a fonte de tais ondas se aproxima, as próprias ondas levam menos tempo para alcançá-lo. Eles atingiram você com freqüência crescente, tornando o som mais intenso. À medida que a fonte se afasta, as ondas começam a se espalhar, e o som fica mais fraco.

O efeito Doppler também explica por que as estrelas no céu parecem ser de cores diferentes. À medida que uma estrela se aproxima da terra, os comprimentos de onda comprimem e a estrela parece ser mais azulada. Se o inverso acontece e uma estrela está se afastando de nós, ela parece mais vermelha.

A empresa de tecnologia já fez doodles especiais para Martin Luther King Jr., Ayrton Senna, Primavera, metrô de Londres e vários outros temas. Dá uma olhada em alguns dos melhores na galeria abaixo.

 

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos