Carros híbridos já fazem da energia elétrica uma certeza no trânsito. Porém, a moda é pensar no transporte individual e na agilidade para o deslocamento do dia-a-dia – mas já pensaram nisso quando fizeram a primeira bicicleta.

Campeã de F1 e das 24h de Le Mans, a empresa francesa Matra Sports resolveu unir uma bicicleta a um motor elétrico. Ok, isso também já foi feito, mas os modelos já existentes são lentos e a autonomia é pequena. A Matra MS1 pode viajar até 100km e alcançar mais de 70km/h – pra andar na cidade, pra quê mais?

A bicicleta pesa 40kg e seu motor gera 1kw de potência e o torque chega a 90N/m – quase dez vezes maior que o de um carro popular, garantindo aceleração bem rápida. A bateria precisa de 3h pra recarregar 80% e o freio é regenerativo. Se você conseguir acabar com a carga ou quiser se exercitar, são nove marchas comandando os pedais.

A segurança também não foi deixada de lado: além dos imensos discos de freio de acionamento hidráulico, há iluminação com LEDs e buzina. O painel tem velocímetro e mostra a carga das baterias. Como se não bastasse, a bike é ligada com um cartão magnético.


int(1)

Empresa campeã de F1 fabrica bike elétrica