O chefe-executivo da Apple, Steve Jobs, apresentou nesta segunda-feira sua nova plataforma na “nuvem”, o iCloud, que permitirá o usuário armazenar gratuitamente todo seu conteúdo e descarregá-lo automaticamente de qualquer aparelho eletrônico da Apple.

“O centro de sua vida digital estará agora na ‘nuvem'”, disse Steve Jobs, durante a Conferência anual de Desenvolvedores da Apple 2011 (WWDC), em sua terceira aparição do ano desde que anunciou dispensa médica em janeiro.

“Se você compra uma música no iPhone, quer levá-la para o resto de seus aparelhos. Sincronizar nos deixava loucos, mas agora já temos a solução para este grande problema: o iCloud. Não é preciso fazer nada, simplesmente o conteúdo fica na nuvem e é transferido aos outros aparelhos”, explicou Jobs.

A Apple também apresentou nesta segunda-feira a nova versão do sistema operacional para Mac, Lion, que só será vendido através da loja digital da empresa por US$ 29,99 a partir de julho.

O Lion inclui o chamado sistema AirDrop, que permitirá o envio e troca de todo tipo de arquivos dentro da rede do Mac.

Em uma apresentação de quase duas horas, na qual Jobs foi a estrela, a Apple foi especificando pouco a pouco os elementos de seus novos aplicativos destinados a revolucionar o mundo das telecomunicações.

“Hoje falaremos de software, da alma; e deixaremos de lado o hardware, o cérebro”, foram as primeiras palavras de Jobs, visivelmente magro, ao iniciar o evento realizado em San Francisco.

A Apple informou também de seus últimos dados de vendas: 25 milhões de iPads, 15 bilhões de músicas do iTunes e 130 milhões de livros da sua plataforma digital iBooks.


int(1)

Steve Jobs lança iCloud, a nova plataforma na "nuvem" da Apple