Durante a cerimônia do Grammy que aconteceu na noite de domingo (12), não foram só cantores os premiados. Steve Jobs, cofundador e ex-CEO da Apple, falecido em outubro de 2011, também foi homenageado por suas contribuições à indústria da música. Ele recebeu um Grammy póstumo pela criação iPod e pela loja de músicas iTunes Store.

Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços de internet e software da Apple, recebeu o prêmio por Jobs: “Aceitar este prêmio significa muito para mim, porque a música significava tanto para ele”, disse Cue, ao aceitar o prêmio no palco da cerimônia.

“Ele nos disse que a música modelou sua vida. Ela fez dele o que ele era. Todo mundo sabe o grande impacto que músicos como Bob Dylan e The Beatles tiveram em Jobs.”

O iPod completou 10 anos logo após a morte de Jobs no ano passado. O aparelho já ganhou outras 12 versões desde sua criação e passou a suportar fotos, vídeos e aplicativos. Hoje, os usuários o encontram em três versões principais: o iPod Touch, com capacidade de até 64 GB, o iPod Nano, com memória de até 16 GB e o iPod Shuffle, com capacidade de 2 GB.

A iTunes Store, criada em 2001, detém mais de 60% do mercado de venda de músicas pela internet nos EUA. Em 2010, o serviço alcançou a marca de mais de 10 milhões de músicas vendidas. Ao todo, a loja oferece mais de 14 milhões de músicas e cerca de 2 mil filmes para download. A loja começou a funcionar no Brasil apenas no final do ano passado.


int(1)

Steve Jobs recebe Grammy póstumo por sua contribuição à indústria da música