Um cartaz de divulgação de uma galeria de arte provocou polêmica na Polônia. O pôster gigante que foi colocado ao lado de uma sinagoga em Poznan exibe um corpo feminino com a cabeça do Mickey Mouse sobre uma enorme suástica nazista.

O outdoor, que é baseado em uma peça do artista italiano Max Papeschi chamada NaziSexyMouse, promove a exposição Aborman Nudes, que está programada para ser aberta ao público em setembro.

Galeria de arte exibe polêmico cartaz na Polônia

Cartaz é baseado na obra do italiano Max Papeschi (Foto: Reprodução/Orange News)

“É algo muito chocante. É ainda pior para as pessoas que se lembram da Segunda Guerra Mundial e para aquelas que sofreram naquele período”, disse o vereador local Norbert Napieraj, segundo o site polonês Thenews.pl. “A suástica simboliza o sofrimento e a morte de mais de seis milhões de pessoas”.

Além do polêmico cartaz, a sinagoga que fica na região foi invadida, saqueada e utilizada como uma base nazista em Pozan durante a guerra. Além disso, antes de ser inundada, o templo foi utilizado como piscina para o banho dos soldados alemães.

Galeria de arte exibe polêmico cartaz na Polônia

Exposição está programada para ser aberta em setembro (Foto: Reprodução/Poznan.biz.pl)

Agora, a Justiça está analisando para ver se o cartaz promove o fascismo, um crime que pode acarretar dois anos de prisão na Polônia.

“Este poster é para promover uma exposição de cartazes e de modo algum ele visa apoiar ou promover o regime nazista”, garante Maria Czarnecka, gerente da galeria.

TRABALHOS POLÊMICOS

O artista italiano Max Papeschi é autor de diversos trabalhos polêmicos. Além de NaziSexyMouse, ele já fez dezenas de composições relacionando conflitos históricos com personagens conhecidos na cultura dos Estados Unidos.

Confira alguns de seus trabalhos:

Estampa - Max Papeschi

Fechar X
Sem mais artigos