Representantes de países africanos, que abandonaram nesta segunda-feira (14) os grupos de negociação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece no centro de convenções Bella Center, em Copenhague, retomaram as conversas pouco tempo depois.

Com o apoio de outros países em desenvolvimento, os africanos protestam contra uma suposta tentativa dos países desenvolvidos de acabar com o Protocolo de Kyoto.

Segundo Kamel Djemouai, da delegação da Argélia, os países ricos estão tentando enfraquecer as discussões com as 192 nações que participam da Conferência a fim de consolidar a “morte do único instrumento legalmente reunido que existe agora [o Protocolo de Kyoto]”, segundo informações da agência AP.

Os países pobres querem um resultado que garanta importantes reduções das emissões. Os países ricos, no entanto, estão tentando atrasar as discussões sobre o único mecanismo que dispomos para isto, o Protocolo de Kyoto”, disse Jeremy Hobbs, da ONG Oxfam International.

A maioria dos países desenvolvidos é favorável a um documento único porque os EUA, o número dois em emissão de gases do efeito estufa depois da China, estão fora do Protocolo de Kyoto.


int(1)

Africanos retomam conversas após abandono de negociação em Copenhague