Um avião da companhia Air France que saiu do Rio de Janeiro com 228 pessoas a bordo desapareceu nesta segunda-feira (01) do controle dos radares em frente ao litoral brasileiro, informaram fontes aeroportuárias de Paris.

>> MAIS: Veja a cronologia dos maiores acidentes aéreos

A Air France confirmou que está “sem notícias” sobre o avião.

Trata-se de um Airbus A330 com 216 passageiros e 12 membros da tripulação que deveria aterrissar no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, por volta das 11h10 (6h10 de Brasília), onde foi criada uma célula de crise.

O voo partiu às 19h local do Rio de Janeiro, tem o código de voo AF447, segundo dados da companhia aérea, que comunicou que perdeu o contato com o aparelho quando este sobrevoava o Oceano Atlântico.

Desaparecimento

Já na manhã desta segunda, fontes do aeroporto Charles de Gaulle de Paris afirmaram que “não há esperança” para o voo que desapareceu após ter decolado do Rio de Janeiro.

A companhia área Air France anunciou a organização de serviços de amparada especiais no aeroporto para parentes dos passageiros do voo.

“A Air France lamenta anunciar que não tem notícias do voo AF447 que cobre a rota Rio de Janeiro-Paris-Charles de Gaulle, com chegada prevista esta manhã às 11h15 local” (6h15 de Brasília), comunicou a companhia.

Buscas

As autoridades aeronáuticas brasileiras iniciaram as operações de busca do Airbus A330 da Air France. Segundo fontes aeronáuticas, o contato com o aparelho foi perdido por volta das 11 h (horário de Brasília), quando o avião sobrevoava o Oceano Atlântico se preparava para entrar no espaço aéreo do Senegal.

Um porta-voz da Força Aérea Brasileira disse que o contato foi perdido quando a aeronave sobrevoava uma extensa área oceânica entre o arquipélago de Fernando de Noronha e a Ilha do Sal, pertencente a Cabo Verde.

As operações brasileiras de busca se concentram nas águas de Fernando de Noronha, um arquipélago situado a 540 quilômetros de Natal.

Governo francês

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu ao Governo e às administrações responsáveis que investiguem o que aconteceu com o voo procedente do Rio de Janeiro.

Em comunicado emitido pelo Palácio do Eliseu, Sarkozy disse que pediu às autoridades “que coloquem todo seu empenho em seguir a pista do avião”, que deveria ter chegado esta manhã ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

“Informado esta manhã da perda de contato com um Airbus A330 da Air France que cobria a rota Rio de Janeiro-Paris Charles de Gaulle, o presidente da República manifesta sua viva inquietação”, afirma o comunicado.

Sarkozy pediu “imediatamente” que o ministro do Desenvolvimento francês, Jean-Louis Borloo, que se deslocasse ao aeroporto, onde a companhia área habilitou uma área especial no terminal número 2 para receber parentes dos 216 passageiros e 12 membros da tripulação que estavam a bordo do aparelho desaparecido.


int(1)

Avião que ia do Brasil à França some com 228 a bordo