Em 2006 o governo do brasileiro anunciou que o Brasil se tornava auto-suficiente na produção de petróleo. No entanto, essa condição foi perdida no ano passado e recuperada agora no primeiro trimestre de 2009. De acordo com a Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o país teve nos dos primeiros meses do ano um saldo positivo de 15 mil barris por dia, contra um déficit médio de 8,8 mil barris dia em 2008.

Tecnicamente falando, um país se torna auto-suficiente na produção de petróleo quando o seu consumo é menor do que a produção. No entanto, devido as distintas variedades de tipos de petróleo, isso não significa que todo petróleo consumido no Brasil seja aqui produzido, já que parte é exportada e outra comprada no exterior.

O resultado positivo no início deste ano teve como principal causa o aumento das exportações de petróleo, na casa de 84,6%, além de uma queda 27,2% nas importações de derivados do produto. E foi justamente este item que causou o déficit no ano passado, já que o consumo do diesel havia crescido 10%. No Brasil, 40% da venda de combustível é de diesel e o país não produz em volumes suficientes para o consumo interno.

Outra questão foi que no início 2008 foi necessário comprar mais diesel para as usinas térmicas, já que o país sofria com a falta de chuvas e de gás natural. Além disso, segundo o economista-chefe da Fundação Centro de Estudos em Comércio Exterior (Funcex), Fernando Ribeiro, a Petrobras realizou uma série de manutenções em suas plataformas de exploração no ano passado, o que dificultou na produção.

A crise também explica parte do resultado positivo. De acordo com a ANP, o atual cenário provocou uma queda no consumo de combustíveis, com as vendas das distribuidoras caindo 4,8% no primeiro trimestre do ano, para 97,5 milhões de barris. Enquanto isso, a oferta da produção de petróleo cresceu 5,2%, para 111,985 milhões de barris no período. No último mês, a Petrobras registrou recorde de produção, com a média de 1,991 milhão de barris por dia.

A Petrobras informou ao jornal O Estado de S. Paulo que divulgará o resultado completo dos três primeiros meses do ano juntamente com o balanço financeiro da empresa. A companhia disse também que não acredita dos dados da Secex, que apontou para um déficit na produção em 2008.

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está a um clique daqui!


int(1)

Brasil recupera auto-suficiência em petróleo no primeiro bimestre