Em tempos de crise, os teatros da Broadway se renderam aos encantos das redes sociais da internet como ferramenta para encher a plateia. Nos últimos meses, ampliaram a presença nas redes sociais mais populares da web.

“As redes sociais de internet estão presentes agora em todos os planos publicitários que temos em mente”, disse hoje em entrevista à Agência Efe Tom Lorenzo, diretor da Situation Interactive, empresa responsável pela publicidade de vários musicais na Broadway, como Wicked, ou pelos produzidos pela Disney.

Obras como Billy Elliot, que domina as indicações para a próxima edição dos prêmios Tony, a nova versão do histórico West Side Story ou o popular Shrek, The Musical, entre outros, deixam mensagens diariamente e há alguns meses em redes de relacionamento sociais como Facebook, MySpace ou Twitter. Já faz algum tempo que a Broadway percebeu que, em termos de presença online, não basta ter um site atraente.

“Houve uma mudança muito importante na forma como os espetáculos são promovidos. As redes sociais dão fácil acesso a muita gente que é seguidor potencial”, explicou Lorenzo, para quem o Facebook ou o Twitter são uma “ferramenta formidável de publicidade”.

O especialista em publicidade digital explicou que “ninguém pensa em atrair o público só com um site, porque agora é possível conectar com ele nas páginas nas quais está diariamente”.

“É uma maneira de entrar em seu mundo, em um lugar que conhecem e no qual se sentem confortáveis. E, além disso, essas páginas contam com a qualidade de ser virais, ou seja, não ficam em uma só pessoa. De fato, multiplicam o boca-a-boca”, assegurou.

West Side Story

West Side Story, o clássico que conta a história nova-iorquina de amor impossível entre Maria e Tony, começou há algumas semanas a utilizar o Twitter.

“A última nota de Josefina desta noite no tema ‘Tonight’ foi impressionante”, dizia uma das entradas de West Side Story na famosa rede sobre a atuação da noite da argentina Josefina Scaglione, que interpreta Maria.

Este é apenas um exemplo do uso que as produções da Broadway fazem do Twitter, um serviço cada vez mais utilizado por empresas, que já seduziu cerca de 32 milhões de pessoas e no qual inclusive é possível acompanhar ao vivo algum dos musicais de maior sucesso do momento.

Primeiro musical no Twitter

Next to Normal, uma produção que investe no rock e que já recebeu 11 indicações aos prêmios Tony, se define como “o primeiro musical a ter representação no Twitter”, o que consegue através da atualização das mensagens no portal com os fragmentos dos diálogos do libreto.

Por trás dessa ideia se encontra a Situation Interactive, que, até agora, conseguiu que a obra chegasse a 96.808 seguidores, que recebem em tempo real tudo o que os administradores do Next to Normal postam no perfil.

Esse número é um marco entre as peças apresentadas na Broadway, se for comparado, principalmente, com outros sucessos da temporada, como Billy Elliot, que conta com música do britânico Elton John e narra a luta de um menino para se dedicar ao balé. Billy Elliot só tem 483 seguidores no Twitter.

O musical que mais se aventurou nesta tendência foi Shrek, The Musical, baseado na história do famoso ogro verde popularizado pela produtora cinematográfica DreamWorks em 2001. A produção criou um portal que projetou como um tipo de rede social própria chamada Shrekster.


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Broadway investe no Twitter para divulgar musicais