Primeiro você fez de tudo pra conseguir um convite pro Google Wave e agora que ganhou um, não faz a menor ideia de como usá-lo, certo? Saiba que você não é o único, difícil achar quem discorde que o Wave é complicado e pouco intuitivo.

Pra que a ferramenta seja útil e minimamente interessante, é preciso ter uma boa rede de contatos cadastrados por lá. O Wave é uma enorme ferramenta interativa, por isso é essencial o grande número de contatos. Eles aparecem numa janela no canto inferior esquerdo, tal qual o Gtalk. Ao clicar sobre eles, pode-se optar por trocar e-mails, bater um papo, enviar um vídeo, foto, link e até documentos. Tudo é integrado em um único espaço e isso é muito legal.

Assim como a possibilidade de integração, um outro ponto forte do Wave é possibilidade de coordenar diferentes tarefas na web. Por exemplo, numa mesma página você troca mensagens com grupos específicos de amigos, sobe posts em seu blog, monta e atualiza enquetes.

Abaixo, cinco dicas de como aproveitar bem o serviço:

Crie e encontre suas ondas: Pode-se criar ondas privativas com alguém ou mesmo chamar vários contatos para um grupo. Para adicionar alguém à sua onda, é só clicar no símbolo de “+”. Depois de criar suas ondas, use o operador creator:me para listar todas as que você já montou. Também é possível encontrar conteúdo específico, substituindo “creator” por “has”. Por exemplo, para encontrar imagens, use has:image, para achar anexos, use has:anexos.

Integre o Wikipedia a uma onda: É possível adicionar definições da enciclopédia online as suas ondas. Para integrar o Wikipedia a uma delas, clique no botão “+”, ao lado de Manage Contacts. Em seguida, digite no campo que se abrirá o endereço wikifier@appspot.com e pressione submit. Depois, adicione esse contato à onde em que a você utilizará a Wikipedia. Para baixar os verbetes é só clicar em wikidef “termo”, substituindo “termo” pela palavra que você deseja ter definida.

Use para fazer trabalhos de faculdade: Se você costuma escrever textos em grupo, como projetos e relatórios para a escola ou faculdade, por exemplo, o Wave é uma ótima ferramenta. Basta criar uma onda com os integrantes do grupo e digitar o texto em questão na própria onda. Todos os integrantes do grupo poderão alterar e editar o que foi escrito, assim como fazer comentários. O legal é que o conteúdo escrito antes de alguém editar o texto não é perdido, pois a ferramenta permite recuperar o documento.

Organize eventos: Se você já possui uma boa rede de contatos no Wave, use a ferramenta para marcar eventos. Pode ser um happy hour com a galera do trabalho, o almoço de domingo com a família, sua festa de aniversário, enfim, a atividade que você desejar. Para isso, crie uma onda com os participantes e faça o convite. É mais divertido que mandar um email, pois as pessoas podem comentar a proposta e interagir com você instantaneamente. Dá pra adicionar fotos, mapas, links e organizar roteiros, tudo pra deixar seu convite mais tentador.

Alimente seu blog: É possível publicar o conteúdo de uma onda em seu blog pessoal. Para isso, adicione o contato blog-bot@appspot.com à sua lista e à onda que será publicada. Você receberá uma mensagem indicando o código HTML que deverá ser utilizado para postar o conteúdo da onda em blogs ou qualquer outra página na web.


int(1)

Como deixar o Google Wave mais prático e divertido