Após adotar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para a entrada de dólares no país, o governo Lula quer fazer com que os investidores estrangeiros não precisem trocar dólares por reais para realizar suas aplicações no Brasil.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o governo poderá retomar a emissão de títulos da dívida pública em reais no exterior e autorizar que os investidores depositem suas garantias fora do país.

Atualmente, uma das pressões sobre o dólar vem da busca dos investidores estrangeiros por títulos brasileiros, que pagam juros mais altos do que os do mercado internacional e ainda ganham com a variação cambial, já que a tendência é de apreciação do real ante o dólar.

Outras proposições

O governo também poderá permitir o depósito de garantias fora do país. Sempre que um investidor estrangeiro opera na Bovespa, é necessário depositar garantias. Para isso, traz dólares para o país e os troca por reais. Essa operação deixará de ser feita se as garantias ficarem numa conta da Bolsa no exterior.

O Banco Central estuda ainda um projeto que autorize os bancos brasileiros a emitir debêntures – papéis com vencimento de longo prazo. Com isso, poderá ocorrer uma transferência de parte da captação que é feita no exterior para dentro do Brasil, evitando a entrada dos dólares.


int(1)

Depois do IOF, governo prepara novas medidas para conter entrada de dólar