Se livrar da pilha de livros dentro da mochila e ter todos literalmente na sua mão já é um sonho disponível. Os e-books, livros no formato digital e não em papel, como conhecemos tradicionalmente, podem ser lidos na tela do computador ou de leitores digitais.

No início de fevereiro, a Amazon lançou a segunda versão do Kindle, leitor de livros digital da marca. O anúncio foi feito na Mobile World Congress 2009 e conseguiu seduzir os que estavam presentes.

O Kindle 2 está mais fino, com maior capacidade de armazenamento  e ganhou uma função que lê os textos em voz alta. O aparelho não apresenta mais problemas como a mudança de página inesperada, é mais leve e contém cinco novos botões que permitem aos usuários pular artigos e seções de jornais, por exemplo.

Com bateria que dura até 25% mais do que a versão anterior e função de virar página 20 vezes mais rápida, o aparelho ainda não chegou no Brasil e lá fora custa cerca de US$ 359. Mesmo sem previsão de lançamento por aqui, uma legião de fãs de tecnologia e aficionados por gadgets.

Mesmo sendo mais popular, o Kindle tem um concorrente de peso, o Sony Reader. O preço é quase o mesmo (US$ 349), mas o aparelho tem atrativos bem mais interessantes. Um deles é o acervo. O Google liberou recentemente 500 mil livros sem proteção contra direitos autorais, mais do que o Amazon disponibiliza aos proprietários do Kindle.

Outro ponto forte do Sony Reader é que os livros digitais disponibilizados pelo Google estão em formato de publicação eletrônica (EPUB), que permite que as linhas da imagem se adaptem melhor a telas menores. O formato leva vantagem em relação ao PDF, que é ótimo para tela de computadores, mas não funciona bem nos leitores.

Nenhum dos dois aparelhos está à venda no Brasil e por aqui a onda do livro digital ainda é restrita aos que respiram tecnologia. Mesmo assim, vale a pena comparar os dois.

Capacidade de Armazenamento:
Kindle 2: 1.500 livros/Sony Reader: suporta “apenas” 160 livros, mas pode ser expandida com cartões de memória.

Bateria:
Kindle 2: dura quatro dias com o wireless ativado ou duas semanas com ele desativado/Sony Reader: dura o suficiente para ler 7.500 páginas.

Tamanho:
Kindle 2:8” x 5.3″ x 0.36″/Sony Reader: 127.6 x 174.3 x 9.7 mm

Acervo:
Kindle: A Amazon disponibiliza 240 mil títulos para download, enquanto o Google disponibiliza 500 mil a usuários do Sony Reader.

 


int(1)

Dúvidas sobre e-books? Entenda mais sobre a nova tecnologia