Com a intenção de favorecer a inovação “verde”, dez grandes empresas se uniram para o criar o GreenXchange (GX). O projeto, cujo nome pode ser traduzido como Troca Verde, é uma espécie de ponto de encontro na internet, uma rede de relacionamente onde empresas podem colaborar entre si para chegar a modelos de negócios mais sustentáveis.

A novidade foi lançada oficialmente durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suiça, semana passada. Entre as fundadoras estão a Nike, Yahoo, Creative Commons e Best Buy.

Para as empresas, o GX é uma forma  de ter acesso à propriedade intelectual e escolher uma forma de licenciamento para que possam trabalhar em cima de determinado produto sem ferir questões de direito autoral. O novo projeto facilitará o contato entre as empresas para trocar informações sobre patentes e, se for o caso, acertar compensações financeiras pelo uso de informações privilegiadas.

A Nike, por exemplo, já informou que vai compartilhar cerca de 400 patentes, uma delas sobre uma borracha inovadora fabricada com um nível de toxinas até 96% menor que o normalmente vendido no mercado.


int(1)

Empresas se unem para lançar espécie de rede social "verde"