Cartas ao Presidente, um documentário que mostra o que realmente acontece com as cartas que a população iraniana é estimulada a escrever ao seu presidente, Mahmoud Ahmadinejad, abre nesta quarta (25) a 14ª edição do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade. O filme, do diretor grego Petr Lom, será exibido às 20h30 no CineSesc, em São Paulo.

No Rio de Janeiro, a abertura acontece na quinta (26), com a exibição de Domingos, da diretora Maria Ribeiro, sobre Domingos de Oliveira, autor de mais de 20 peças de teatro e 13 de filmes. A sessão acontece às 21 horas, no Unibanco ArtePlex.

Um dos destaques nacionais do festival é a estreia no Brasil de Garapa, de José Padilha. O documentário, exibido este ano em uma mostra não competitiva do Festival de Berlim, acompanha o cotidiano de três famílias cearenses que enfrentam a fome, e é o primeiro trabalho do diretor depois de Tropa de Elite.

Neste ano, o festival recebe como convidado o cineasta israelense Avi Mograbi, que participa como hors concours com sua mais recente produção Z32. Mograbi é conhecido pelo tom autobiográfico em seus filmes, e por sua posição claramente antimilitar, especialmente na relação entre Israel e a Palestina. 

Doze filmes concorrem na categoria Longa e Média-Metragem Internacional, enquanto nove disputam como Curta Metragem Internacional. Entre as produções brasileiras, os prêmios são disputados por sete Longa e Média-Metragens e nove Curta Metragens.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o festival prossegue até o dia 5 de abril. Entre 14 e 26 de abril  o É Tudo Verdade acontece em Brasília.

Confira a programação completa e os locais de exibição aqui.

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está a um clique daqui!


int(1)

Festival É Tudo Verdade começa nesta quarta em SP