Esta noite, a Galeria Fortes Vilaça abre uma exposição do controverso fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe. É a segunda vez que a obra e Mapplethorpe é exibida na galeria – desta vez, são 33 fotos em preto e branco, tiradas entre 1979 e 1989 (ano da morte do artista, vítima da AIDS). Penduradas lado a lado, as fotos mostram a aproximação dos dois temas favoritos de Robert Mapplethorpe, corpos nus e flores, e a similaridade visual entre os temas – um exemplo é a semelhança entre uma flor copo-de-leite e o corpo da cantora Patti Smith envolto em um lençol branco.

Patti Smith, na verdade, era a melhor amiga do fotógrafo, responsável pela foto de capa do álbum de estréia da cantora, Horses, um dos discos mais influentes dos anos 70. Perfeccionista e obcecado por assimetria, Mapplethorpe é dono de uma linguagem poética e com apelo mais estético do que sexual – mesmo assim, enfureceu grupos conservadores de seu país de origem com fotos de nus e referências ao homossexualismo e ao sadomasoquismo.
 
No final do mês, a maior exposição póstuma já realizada sobre o fotógrafo será inaugurada na Academia de Belas Artes de Florença, na Itália, com mais de 90 trabalhos. Sua obra é tema constante de mostras nos maiores museus do mundo, muitas vezes com renda dedicada aos projetos da Fundação Robert Mapplethorpe, criada em 1987 pelo próprio artista para apoiar a fotografia e também pesquisas científicas para o combate à AIDS.
 
A abertura acontece nesta quinta-feira, 14 de maio, a partir das 19 horas, e a exposição fica em cartaz até 20 de junho.

Galeria Fortes Vilaça:
Rua Fradique Coutinho, 1500, Vila Madalena, tel. (11) 3032-7066 Terça a Sexta, das 10h às 19h00 e sábados, das 10h às 17h00


int(1)

Nus e flores de Robert Mapplethorpe estão em mostra na Galeria Fortes Vilaça