Isabella Murad Cabral Alves dos Santos, de 25 anos, é arquiteta e mora em Barcelona, na Espanha. Apesar de não residir no Brasil, Isabella vinha recebendo salários do Senado desde fevereiro de 2007, alocada como uma liderança do PTB. Na época, o líder do PTB era o senador Epitácio Cafeteira (MA), aliado de Sarney.

Segundo a Secretaria de Comunicação do Maranhão, Isabella vai devolver aos cofres públicos o dinheiro ganho do Senado desde que saiu do País, no início do ano. “Antes de sair ela deixou pronto o pedido de demissão, mas por alguma falha técnica isso não foi processado”, afirmou Sérgio Macedo, secretário de Comunicação do governo do Maranhão, ao jornal O Estado de São Paulo.

Cafeteira, por sua vez, disse que nunca deu falta de Isabella. Ele disse que nomeou a arquiteta a pedido de um amigo, Eduardo Lago. “Ele é tio dela e me pediu que nomeasse, mas esqueceu de avisar que ela tinha conseguido uma bolsa de estudos na Espanha”, declarou o senador.

Filha do primo do marido de Roseana

Outro caso curioso é de Virgínia Murad de Araújo. Em 29 de maio de 2007, ela foi nomeada assistente parlamentar do gabinete da liderança do governo no Congresso, à época ocupada por Roseana (atual governadora do Maranhão). No entanto, funcionários do gabinete desconhecem o cargo de Virgínia.

Virgínia é filha do ex-deputado Emílio Biló Murad, primo de Jorge Murad, genro de Sarney. Atualmente, recebe o salário de R$ 2.494 e, segundo a assessoria de José Sarney, ocupa o cargo no gabinete de Mauro Fecury, que assumiu a vaga de Roseana.

Neto de Sarney

Sarney abrigou ainda um neto no Senado. João Fernando Michels Gonçalves Sarney, de 22 anos, ocupou por um ano e oito meses, no gabinete de Epitácio Cafeteira, o cargo de secretário parlamentar, função que dá direito a salário mensal de R$ 7,6 mil.

O rapaz foi demitido secretamente para não chamar a atenção da imprensa no momento em que o Senado era pressionado pelo Supremo Tribunal Federal para reduzir o nepotismo na Casa.

No entanto, a vaga aberta com a saída do neto de Sarney foi preenchida pela mãe do próprio João.


int(1)

Parente de genro de Sarney na Espanha recebe do Senado