O povo brasileiro é o fator que mais agrada os turistas estrangeiros que visitam o país, enquanto a personalidade mais lembrada é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo uma enquete divulgada nesta sexta-feira (6) pelo Ministério do Turismo.

Do total dos indagados em agosto, 45% dos turistas estrangeiros citaram o povo brasileiro como o fator que mais os agradou em sua visita ao Brasil, acima das belezas naturais (23%), das praias (18%), do clima tropical (14%) e da diversidade (9%).

Ao serem perguntados sobre as características do povo brasileiro que mais chamaram sua atenção, os entrevistados citaram em primeiro lugar a alegria (25%), seguida pela simpatia (18%).

A enquete, encomendada pelo Ministério do Turismo e realizada pelo instituto de pesquisas Zaytec, escutou a opinião de 2.405 turistas de entre 18 e 75 anos que passaram pelo menos três dias no país e que foram abordados nas salas de embarque dos aeroportos quando retornavam a seus 27 diferentes países de origem.

“O estudo mostra que, apesar dos grandes desafios que ainda temos, mais de 90% dos turistas estrangeiros gostaram de vir ao Brasil e recomendarão a seus amigos e parentes que viajem ao país”, assegurou o ministro de Turismo, Luiz Barretto, citado em comunicado divulgado por seu escritório.

“O que mais chama a atenção é que a forma de ser, a cultura e o estilo de vida do brasileiro encantam e cativam aqueles que nos visitam”, segundo a presidente da Embratur, Jeanine Pires.

O estudo mostrou que as personalidades brasileiras mais lembradas pelos visitantes de outros países são, em ordem, Lula, Pelé e Ronaldo. Segundo o comunicado do Ministério do Turismo, é a primeira vez que Pelé fica em segundo lugar.

Quanto às cidades mais lembradas pelos viajantes, o Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar, com 45%, seguida por São Paulo (16%), Salvador (5%), Florianópolis e Fortaleza, ambas com 3%.

Os visitantes mencionaram a bandeira brasileira como o principal símbolo do país, com 24%, seguida pelo Cristo Redentor (17%), o futebol (7%) e o Pão de Açúcar (6%).

A feijoada foi a comida brasileira mais citada pelos entrevistados, com 20%, seguida pelo churrasco (16%) e o arroz com feijão (9%).

Do total, 57% se referiu positivamente à economia brasileira por seu crescimento, fortaleza e estabilidade, e apenas 10% se posicionou negativamente sobre o tema.

“Também chama a atenção a percepção de que o Brasil é um país emergente e que ocupa um novo lugar no mundo da economia. São dados essenciais na definição das estratégias de promoção do Brasil no exterior nos próximos anos, quando teremos uma grande exposição pela Copa do Mundo, em 2014, e pelos Jogos Olímpicos, em 2016”, segundo a presidente da Embratur.

Ao classificar as belezas naturais do Brasil, os turistas colocaram em primeiro lugar as praias (28%), seguidas pelas florestas (18%), pelo Rio de Janeiro em geral (16%) e pelas cataratas do Iguaçu (7%).

Quanto aos fatores que os turistas não gostaram no Brasil, 18% apontaram para a pobreza, 15% para a falta de segurança, 11% para o trânsito e para a falta de sinalização e 7% para os custos elevados, mas 10% disseram não ter visto pontos negativos.

Fechar X
Sem mais artigos