A formação de três grupos que ajudarão a estruturar a regulamentação para o descarte de resíduos eletroeletrônicos, no nível nacional, foi decidida hoje (28) em reunião do Grupo de Trabalho (GT) de  Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Os três grupos serão formados por fabricantes, importadores e distribuidores; transportadores e recicladores; governo, meio acadêmico e organizações não governamentais.

Em maio, na próxima reunião do GT, os grupos terão que levar propostas e sugestões de planos de ação para o descarte de resíduos eletroeletrônicos em todo o país. Na reunião do GT que trata do tema no Conama, foram feitas apresentações do Decreto 45.554, do estado do Rio Grande do Sul, que trata do tema e de estudo comparativo das legislações existentes no Brasil.

O coordenador do GT, José Cláudio Junqueira, destacou a importância do trabalho do grupo. “O trabalho do grupo técnico do chamado GT é ouvir os vários segmentos, em todo país, e ver o que eles pensam, qual é a opinião deles, para saber como será a regulamentação para o descarte dos  resíduos dos eletroeletrônicos”.

Depois da reunião de maio, o Conama deve concluir os trabalhos do grupo, enviando a conclusão dos estudos para a Câmara Técnica e, depois, ao pelnário do conselho.
 


int(1)

Setores vão ajudar a estruturar regra para o descarte de resíduos eletroeletrônico