Localizada na montanha chamada Dona Marta que, anexa ao Corcovado, divide os bairros de Botafogo e Laranjeiras, a comunidade de Santa Marta teve sua ocupação iniciada no ano de 1935. Os primeiros moradores vieram principalmente da Zona Norte da cidade ou do sul de Minas Gerais, com chegada significativa de migrantes nordestinos a partir da década de 60. Por mais de 50 anos, os moradores viveram sem qualquer assistência pública, com serviços como limpeza e manutenção sustentados pela associação de moradores ou por iniciativas próprias – mutirões como o liderado por Dom Helder Câmara, que levou água encanada a todas as residências. O sistema construído pelos próprios moradores é utilizado até hoje.

O bairro ficou famoso por ter sido cenário escolhido por Michael Jackson para a gravação do videoclipe They Don’t Care About Us, em 1995. Em 2003, ajudou a escrever o livro O Abusado, de Caco Barcellos, que conta a história da favela e a origem de suas organizações criminosas. Desde 20 de novembro de 2008, o Santa Marta está permanentemente ocupado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, os moradores hoje estão livres da presença do crime organizado que marcou a região por décadas. Em 2009, o morro voltou a ser notícia, tornando-se referência pela instalação de Internet sem fio gratuita para todos os moradores. O comentado filme de ação Sylvester Stallone, Os Mercenários, é outra produção com cenas rodadas no morro.

O Morro de Santa Marta foi um modelo piloto de um projeto que visa transformar as favelas em locais com boa qualidade de vida. Um lugar sem criminalidade e de livre acesso para que empresas possam trabalhar em melhorias nos setores deficientes. Foi escolhido para a terceira etapa da Trilogia do MTB downhill pelo alto nível de dificuldade técnico, por seu visual incrível e pelo momento de reconquista de valores que a comunidade está passando. Por todos esses motivos esse é o primeiro circuito que vai contar com total apoio e integração da comunidade local. 

Colaborando com a reestruturação do Morro, a Red Bull vai colaborar com a restauração de casas, canalização e estrutura da rede elétrica, melhorias que serão mantidas para a comunidade. Durante o evento mais de 180 postos de trabalho serão abertos para a comunidade e mais 20 vagas de curso de mecânica, com certificado, serão distribuídos para que após o evento, a comunidade possa usufruir dessa formação especifica.

Para ajudar com a divulgação do evento, alguns fotógrafos, artistas e jornalistas de Santa Marta foram selecionados para  participar ativamente em toda a campanha de mídia e divulgação. A Loduca – agencia de marketing da Red Bull, vai recriar as logomarcas da escola de samba e também da Associação Dona Marta. Mais que um grande evento esportivo, o Red Bull Desafio do Morro, vai contribuir incisivamente para o projeto de estruturação da comunidade de Santa Marta


int(1)

Visual incrível e cenário para clipes e filmes