A Polícia Militar Ambiental apreendeu, em 26.01, mais de quatro toneladas de diversos tipos de pescado transportados ilegalmente em um caminhão que transitava pela Rodovia Marechal Rondon. De acordo com o serviço de inteligência do 1° Batalhão de Policia Ambiental, a carga foi pescada na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná.

O caminhão foi abordado pela Patrulha Rural e ao revistarem o veículo os policiais encontraram pouco mais de quatro toneladas de pescados diversos, provenientes de pesca predatória em época de defeso da piracema, que é proibida por lei.

Os três ocupantes do caminhão foram autuados em flagrante e encaminhados para o Distrito Policial de Conchas. Após pagarem a fiança os responsáveis foram liberados. A Polícia Ambiental aplicou três autos de infração ambiental a cada um deles, que somados dão o valor de R$199.995,60.

O período de defeso é instituído pela Instrução Normativa do Instituto Brasileiros do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama n° 25/2009, que visa  a proteção à reprodução natural dos peixes na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná de 01.11.09 à 28.02.10, ocasião em que o Policiamento Ambiental envida maiores esforços para fiscalização da atividade predatória.

A pesca nesse período não é totalmente proibida. As restrições incluem a proibição da pesca de peixes nativos, bem como impõe limites ao pescador amador que capturar e transportar mais de 10Kg. O pescado apreendido foi encaminhado ao Zoológico Municipal de Piracicaba para alimentação dos animais.


int(1)

Policia Ambiental apreende quatro toneladas de pescado no interior