A qualidade de vida e a longevidade podem ser determinadas pelo consumo de alimentos nutritivos, os chamados “alimentos funcionais”.

O Dr. Henqrique Oti Shinomata, especialista em Medicina Preventiva, acredita que “dieta balanceada, exercícios físicos e não fumar são sinais de saúde no presente e no futuro. Uma xícara de folha de couve manteiga, refogada ou crua, fornece a quantidade diária ideal de cálcio”, reforça.

Na lista de alimentos funcionais está a banha, o ovo, a cenoura, a laranja, entre outros. Segundo o médico, a laranja pode ser facilmente encontrada em qualquer época do ano, é excelente fonte de vitamina C e apresenta um antioxidante relacionado ao rejuvenescimento da pele e à manutenção do tecido muscular. Ele também acredita que legumes são fundamentais, pois possuem benefícios que contribuem para a longevidade humana.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou que os alimentos considerados funcionais são aqueles que podem ir além de suas funções nutricionais básicas. Isto é, eles também produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções do nosso organismo. Esses alimentos devem estar seguros para consumo sem supervisão médica.


int(1)

“Alimentos Funcionais” garantem vida mais longa